Uma plataforma de telemedicina é um sistema que facilita a conexão entre médicos e pacientes, que podem conversar ou compartilhar informações, em diferentes especialidades. Essa tecnologia vem sendo cada vez mais usada na área da saúde, viabilizando o acesso ao atendimento médico de qualidade por inúmeras pessoas.
Essa tecnologia vem sendo desenvolvida e discutida ao longo dos anos, mas ganhou mais espaço recentemente, após a pandemia do novo Coronavírus. Mas por que utilizá-la no dia a dia? Neste post mostramos as principais vantagens de uma plataforma de telemedicina. Continue lendo para saber mais!
Atendimento à distância
Como o atendimento é remoto, o paciente não precisa se deslocar até o consultório ou clínica. Dessa forma, o usuário do serviço de saúde pode otimizar o tempo e evitar diversos transtornos. Uma consulta em um local do outro lado da cidade pode ser feita, por exemplo, no intervalo do almoço.
Da mesma forma, os estabelecimentos e os profissionais são beneficiados pelo baixo índice de cancelamentos e abstenções. Ao mesmo tempo, facilita a troca de informações com outros profissionais, ainda que em outras localidades.
Mais acesso
Os pacientes e profissionais também são beneficiados por poderem ampliar as possibilidades de atendimento.
De um lado, as pessoas podem ter acesso a profissionais especializados, mesmo que em regiões distantes. De outro, os médicos podem atender a uma quantidade bem maior de pacientes. Tudo isso com um custo bem mais baixo para ambos.
Redução do contágio de doenças
O atendimento por uma plataforma de telemedicina é ideal para realizar uma triagem inicial. Assim, o médico pode verificar a situação do paciente a partir de suas condições clínicas e do relato dos sintomas. Nos casos mais graves, pode haver o encaminhamento para um serviço de saúde presencial, enquanto outros problemas podem ser descartados nas situações mais simples.
Isso é fundamental no contexto da pandemia, em que as pessoas podem ficar mais expostas ao vírus saindo de casa e frequentando um pronto-socorro. O teleatendimento ajuda a reduzir o contágio da doença e, por isso, tem sido vital para o combate à Covid-19.
Facilidade no acompanhamento de pacientes
Os pacientes que já receberam um diagnóstico, mas estão em casa se tratando, podem ser mais facilmente monitorados por meio de uma plataforma de telemedicina. O médico pode entrar em contato para saber sobre o estado geral de saúde da pessoa e se houve alguma mudança nos sintomas apresentados.
Compartilhamento de informações
Outra vantagem da plataforma é a troca de informações tanto entre pacientes e médicos, quanto entre os profissionais e outras instituições. Assim, os médicos podem enviar receitas para as pessoas em casa, com todas os dados do atendimento ficando armazenadas em um prontuário eletrônico.
Além disso, os prontuários, laudos médicos e outras informações podem ser repassadas com facilidade. Esse é o caso, por exemplo, de uma pessoa que recebeu atendimento remoto, mas teve uma piora no estado de saúde e precisou ser encaminhada para internação. O hospital pode receber o histórico do paciente rapidamente.
Melhoria do relacionamento com o paciente
Por fim, uma grande vantagem da plataforma de telemedicina é estreitar o relacionamento entre o médico e o paciente. Pode-se fazer contato por meio de mensagens e retornos remotamente, facilitando a interação entre eles. Assim, os pacientes ficam mais satisfeitos com o atendimento, ficando mais fiéis ao serviço.
Essa tecnologia promete melhorar ainda mais a relação entre médicos e pacientes, favorecendo o acesso a um atendimento de qualidade.
Gostou de conhecer as vantagens de uma plataforma de telemedicina? Então, veja quais são os benefícios dessa prática para empresas!
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