Bom, fazer um plano alimentar para emagrecer não se resume a comer o que não gosta, e se privar dos alimentos que você ama. A reeducação alimentar para emagrecer significa que você se sinta bem com uma dieta saudável, e consequentemente você terá mais energia, uma melhora na sua saúde e no humor também.
O que eu quero dizer é que uma alimentação saudável para emagrecer não precisa ser muito complicada. Portanto é o simples que traz resultados. Começar uma dieta saudável para o dia a dia não precisa ser um desafio de tudo ou nada.
Como começar uma reeducação alimentar para emagrecer?
Você não precisa ser radical! Não precisa eliminar completamente os alimentos que gosta ao começar uma dieta, não precisa mudar tudo de uma só vez - esse é um dos principais motivos que levam a desistência de um novo plano alimentar para emagrecer.
Uma dica que geralmente da certo é fazer algumas pequenas alterações de cada vez. Essa estratégia ajuda você a não sentir tanto o novo programa de reeducação alimentar, e ajustar o seu paladar a se acostumar com os novos alimentos que auxiliam no emagrecimento.
Além disso pense em planejar a sua dieta saudável em uma série de pequenas etapas - como por exemplo, adicionar uma salada na sua dieta uma vez por dia. Isso faz com que, essas pequenas alterações se tornam hábitos, você pode continuar a adicionar opções mais saudáveis em sua rotina alimentar.
Eu sei que as vezes você pode se sentir sobrecarregada com tantos conselhos conflitantes sobre nutrição e dieta, mas saiba que você não está sozinha. Parece que para cada especialista que diz que um determinado alimento é bom para você, existe outro para dizer exatamente o oposto.
Mas a verdade é que, embora alguns alimentos ou nutrientes específicos tenham demonstrado um efeito benéfico para saúde, é o seu padrão alimentar geral que vai determinar a sua saúde.
Dicas de alimentação saudável para emagrecer
No entanto a base principal de como ter uma boa alimentação é fazer a substituição de alimentos processados por alimentos naturais, sempre que possível coma alimentos o mais próximo possível da maneira como a natureza os criou, isso pode fazer uma enorme diferença na maneira como o seu corpo reage a dieta.
Usando essa dica simples, você pode aprender a criar - e manter - uma dieta saborosa, variada e nutritiva, que não só é boa para sua mente mas também para o seu corpo.
Embora algumas dietas possam sugerir o contrário, todos nós precisamos de um equilíbrio de proteínas, gorduras, carboidratos, fibras, vitaminas e minerais em nossas dietas para sustentar um corpo saudável.
E isso não necessariamente significa que você precisa eliminar determinadas categorias de alimentos da sua dieta reeducação alimentar, mas sim selecionar as opções mais saudáveis de cada categoria.
O que comer para emagrecer rápido?
Existem muitas pessoas que não gostam de azeite por exemplo, e mesmo assim adicionam o azeite no plano de emagrecimento, só porque é uma das melhores fontes de gordura boa, mas o que poucas pessoas sabem, é que o abacate por exemplo, supriria a sua necessidade de gordura boa da mesma forma que o azeite, e tornaria a dieta mais fácil.
Portanto o segredo para uma reeducação alimentar para emagrecer é ter consistência, e você só terá a consistência necessária se você conseguir fazer a sua reeducação alimentar simples e mais saborosa possível.
Então ao invés de se de se preocupar demais com a contagem de calorias, pense em sua dieta em termos de cor, variedade e o quão fresco são os alimentos. Concentre-se em evitar alimentos embalados e processados e opte por mais ingredientes frescos sempre que possível.
Além disso faça as alterações certas na sua dieta. Isso porque ao reduzir alimentos não saudáveis em sua dieta e na forma de emagrecer, é muito importante substituí-los por alternativas saudáveis.
Por exemplo, trocar frango frito por frango assado já proporcionaria uma grande diferença positiva para sua saúde.
3 dicas para emagrecer rápido e com saúde
1 - Reduzir o consumo de gordura saturada e o açúcar
Você precisa de um pouco de gordura em seu plano alimentar para emagrecer, mas é importante prestar atenção à quantidade e o tipo de gordura que você está ingerindo. Isso porque existem 2 tipos principais de gordura: a saturada e insaturada.
Muita gordura saturada pode aumentar a quantidade de colesterol no sangue, o que aumenta o risco de desenvolver doenças cardíacas.
Em média, os homens não devem consumir mais do que 30g de gordura saturada por dia, e as mulheres não devem consumir mais de 20g de gordura saturada. Portanto tente reduzir o consumo de gorduras saturadas no seu dia a dia, escolha alimentos que contenham gorduras insaturadas, como óleos, gorduras vegetais, peixes gordurosos e abacate.
No entanto todos os tipos de gorduras são ricas em calorias, e por isso devem ser consumidas com moderação.
Agora em relação ao açúcar o consumo regular de alimentos e bebidas com alto teor de açúcar aumenta drasticamente o risco de obesidade e cáries.
De uma forma geral, comidas e bebidas açucaradas já costumam ser extremamente calóricas e, se consumidas com muita frequência, podem contribuir para o ganho de peso.
O pior é que muitas vezes acabamos consumindo muito açúcar sem saber. Isso porque muitas vezes eles estão escondidos em alimentos ou bebidas como mel, xaropes e sucos de frutas.
2 - Usar pouco sal na sua alimentação saudável
Não mais do que 6g por dia.
Isso porque consumir muito sal aumentar sua pressão arterial. Além disso pessoas com pressão alta têm maior probabilidade de desenvolver doenças cardíacas ou sofrer um derrame.
O curioso é que mesmo se você não adicionar sal nenhum à sua comida, você ainda pode estar comendo muito sal. Isso porque cerca de três quartos do sal que você consome já esta na comida quando você a compra, como cereais, sopas, molhos e pães.
Portanto, sempre leia os rótulos dos alimentos para te ajudar a não extrapolar na quantidade de sal. Para você ter ideia, uma porção com mais de 1,5g de sal por 100g do alimento já significa que o alimento é rico em sal.
Uma pessoa com mais de 11 anos de idade não deve comer mais do que 6g de sal por dia (cerca de uma colher de chá). Portanto para ter uma reeducação alimentar saudável, fique atento a quantidade de sal que você consome.
3 - Não pule o café da manhã:
Bom algumas pessoas "pulam" o café da manhã porque acham que isso ajudará na dieta perder peso rápido.
No entanto um café da manhã saudável, rico em fibras e com baixo teor de gordura, açúcar e sal, faz parte de uma dieta equilibrada e pode ajudar você a obter os nutrientes necessários para uma boa saúde.
Incluir no seu café da manhã alimentos ricos em proteínas, como ovos, beneficia a perda de peso. Portanto simplesmente trocar o seu café com pão matinal por uma mistura cheia de proteínas feita com ovos e legumes pode ser uma forma mais rápida para emagrecer.
Embora já existam muitas maneiras de perder peso, encontrar um plano saudável de alimentação e exercícios físicos que você possa seguir por toda a vida é a melhor maneira de garantir uma perda de peso com saúde e ter um resultado satisfatório a longo prazo.
Portanto o segredo está em sentir prazer ao fazer a sua dieta. Espero que esse artigo tenha sido útil para você de alguma forma e se gostou deixe um comentário.
Até a próxima
Nenhum comentário:
Postar um comentário